primeiro dia de trabalho

Primeiro dia de trabalho: Você sabe como agir?

Independentemente se você já possui experiência profissional anterior ou é um novato que está iniciando a carreira profissional, uma coisa é certa: sempre surgem dúvidas sobre como agir no primeiro dia de trabalho. 

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis e até mesmo ansiosas sobre qual a melhor forma de se portar perante os novos colegas e ambiente de trabalho.

primeiro dia de trabalho

Não raro, o profissional advém de um emprego no qual permaneceu por muitos anos e, portanto, já possuía intimidade com os demais colaboradores e gestores. No novo ambiente, porém, enturmar-se pode se tornar um desafio, assim como conhecer a personalidade e costumes dos demais empregados.

Para auxiliar você que se prepara para iniciar em um novo emprego separamos algumas dicas sobre como garantir que sua nova experiência profissional tenha início com pé direito.

ESTUDE NA ESTÁCIO

A Estácio tem bolsas de até 30% de desconto nos cursos de graduação EAD e Presencial. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://matriculas.estacio.br

Primeiro dia de trabalho: Como se dar bem?

Abaixo listamos os principais medos e infortúnios que podem atingir o empregado durante sua estreia perante uma nova organização empresarial.

1.  Cordialidade é crucial

É provável que você seja apresentado a muitas pessoas que também prestam serviços à empresa durante o seu primeiro dia de trabalho.

Quanto a isso, existem duas principais questões que devem ser destacadas. A primeira é que será natural não gravar o nome de todas elas. O convívio, contudo, permitirá que você saiba identificar os colaboradores da empresa e não há problema em perguntar, educadamente, novamente o nome do seu colega.

Em segundo lugar, aposte sempre na simpatia e cordialidade. Cumprimente as pessoas com um sorriso no rosto e se mostre interessado no que elas têm a apresentar. Ainda, nunca se esqueça de olhar nos olhos do interlocutor e manter o aperto de mãos firme.

2.  Aceite que os processos podem ser realizados de maneiras diferentes

As empresas costumam lidar de diferentes formas com os processos produtivos, assim como com a distribuição de tarefas.

Enquanto algumas possuem cultura interna descontraída voltada à proatividade, outras preferem ter maior controle sobre as atividades de cada um e demandam certo tempo para conferir confiança e liberdade de atuação.

Nesse cenário, é importante que você se lembre desde o primeiro dia de trabalho que sua adaptação será um caminho a ser traçado passo a passo, e não imediato. Ainda, mantenha a cabeça aberta para ver novas formas de prestação das atividades às quais você está acostumado.

3.  Novato gestor x Novato não gestor

Esperam-se algumas coisas do novo profissional da empresa e elas podem variar conforme o cargo ocupado por ele.

Caso você tenha iniciado um novo emprego na qualidade de gestor, busque realizar uma reunião com a equipe pela qual você será responsável. Conhecer cada um dos seus subalternos, suas atividades, ideias e formas de ação é importante para saber com o que está lidando e qual o capital intelectual que está em suas mãos.

Por outro lado, caso você não seja gestor, tenha paciência e aguarde as orientações do seu superior sobre suas novas atividades e lista de prioridades.

Não esqueça que o responsável por sua equipe continua atendendo diversas demandas independentemente de ser o primeiro dia de trabalho de um novo empregado ou não. É por isso que se deve exercitar a paciência e aguardar calmamente o momento em que ele terá tempo disponível para se dedicar à sua instrução.

4.  Evite objetos pessoais nos primeiros dias

Embora seja comum que pessoas tenham alguns objetos pessoais em suas mesas, como porta-retratos, caneca pessoal e até mesmo itens discretos de decoração e papelaria, não tome essa atitude logo no seu primeiro dia de trabalho.

É importante que se observe, nos primeiros dias de labor, como é a organização das mesas dos demais colegas e se na empresa há a política de personalização das mesas com objetos decorativos e pessoais, por exemplo. Lembre-se que quem está se adaptando é você!

5.  Demonstre atenção

Nos primeiros dias de labor você provavelmente será orientado sobre quais são as atividades de sua responsabilidade, quais os projetos em que está inserido e o que se espera da sua atuação.

É importante, assim, que você anote as informações que lhe estão sendo passadas sempre que possível. O registro delas não só auxilia nas tarefas futuras, no momento em que você passar a realizá-las de forma independente, mas também para demonstrar atenção ao colega que lhe está apresentando esses detalhes.

6.  Evite horas extras durante os primeiros dias de trabalho

É necessário cautela por parte do empregado que está iniciando seus passos dentro de uma empresa. Note, portanto, que os primeiros dias de prestação de labor não são indicados para tentar mostrar trabalho com a prestação de horas extras, por exemplo.

Assim, somente as realize caso tenha sido expressamente demandado para permanecer na empresa após o término do expediente. Caso contrário, você poderá ser visto como alguém que tenta passar por cima de colegas que já estão vinculados à empresa há mais tempo, assim como matará tempo sem estar em plena sintonia com as atividades que lhe foram atribuídas.

Published by